terça-feira, 26 de julho de 2011

MOÇÃO DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RJ EM GREVE




Viemos por meio desta, nos solidarizar com os companheiros em luta.

A Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC considera justa a indignação dos profissionais da educação do estado do Rio de Janeiro que se encontram em greve desde o dia 7 de junho, pois é explícito o descaso que os diversos governos têm com a educação e os trabalhadores.

Sabemos que não há motivos para o arrocho salarial que é imposto aos profissionais em educação e demais trabalhadores, pois vemos no Rio de Janeiro e em todo país obras e mais obras feitas com o dinheiro público, para promover a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para estes eventos esportivos os governos sejam na esfera municipal, estadual ou federal, se mobilizam rapidamente. Grandes empresários e empreiteiras lucram com estas obras, portanto os Ricos exploradores da mão de obra do trabalhador tem prioridade da atenção dos governantes.

Sérgio Cabral governa para a burguesia. Aos trabalhadores, ao povo pobre sobra o descaso e a truculência. Somente os trabalhadores organizados e se lançando à luta direta como fazem agora, é que se torna possível garantir condições melhores e justas para nossa vida.

Trabalhadores e estudantes unidos devem confiar apenas em sua própria força e não depositar esperanças no estado, em promessas vazias.

Avante a organização dos profissionais em educação!
Que a greve combativa nos leve até a vitória!

Manifesto do Coletivo LutaSociais!/RECC ao XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais - ENECS 2011


 
Faça o download do manifesto em pdf:



Manifesto do Coletivo Pedagogia em Luta/RECC ao XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPe 2011



Leia o manifesto na íntegra. Faça o download:
 

www.pedagogiaemluta.blogspot.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teses de Construção da RECC - 2008-2010



A RECC disponibiliza abaixo um documento que reune quatro teses desenvolvidas no calor das lutas entre 2008 à 2010 defendidas em Congressos sindicais e estudantis - algumas delas anteriores à própria formação da RECC, mas cuja linha política inclusive possibilitou a articulação da Rede em 2009. Elas expressam um acúmulo teórico resultado de nossa prática militante, ao mesmo tempo em que voltam à prática política, uma vez que servem como documentos balizadores à atuação dos coletivos e militantes da RECC no Brasil. Ademais, tal documento é de fundamental importância para a formação política e ingresso de novos militantes, coletivos e oposições.

As teses contidas neste documento expressam em grande parte nosso programa e os rumos defendidos para o movimento estudantil, mas temos a ciência de que há muito para ser desenvolvido. Convocamos todos estudantes-trabalhadores à tomar parte na construção do Movimento Estudantil Classista e Combativo.


Leia abaixo o Prefácio. 
Para fazer o download do documento na íntegra,

 

PREFÁCIO

Por Rede Estudantil Classista e Combativa


Essa compilação de teses é uma iniciativa da RECC visando dar subsídio para as discussões e formação de base. É também produto teórico do acúmulo de sua prática militante no Movimento Estudantil desde uma perspectiva classista e combativo.
As teses foram produzidas entre 2008 e 2010 para congressos sindicais e estudantis nos marcos do segundo mandato do governo Lula/PT, onde o governismo já estava consolidado no movimento de massas da cidade e do campo, barrando a ação da classe trabalhadora. Essas teses refletem os desafios da luta de classes num momento específico de seu desenvolvimento histórico no Brasil, o do combate ao governismo que age como elemento complementar e potencializador da exploração da classe trabalhadora ao fazer refém dos interesses do capital e do Estado as entidades e organizações de luta do povo. Nesse contexto, as teses refletem bastante sobre os caminhos trilhados pela alternativa mais amadurecida que saiu do processo de reorganização do movimento de massas, a Conlutas. Essa reflexão é baseada na própria militância exercida durante esse período no interior do anti-governismo, que naquele momento, apesar de todas as vacilações políticas de seu setor majoritário (PSTU/PSOL), se mostrava mais cristalizado na Conlutas.
Assim, temos teses que partem de uma análise da Conlutas e da extinta Conlute como a "Tese ao Congresso da Conlutas" de 2008 da Oposição Estudantil Classista, Combativa e Independente ao DCE-UNB, passando pelo momento de criação da RECC em 2009 em oposição a ANEL e a UNE com a tese "Construir o Movimento Estudantil Classista e Combativo", assinada pela Oposição CCI ao DCE-UNB e a Ação Direta Estudantil do Rio de Janeiro. Refletindo também sobre os desafios do ME local temos a tese da "Oposição Classista e Combativa ao VI Congresso de estudantes da UFC" e por último a tese ao CONCLAT "Em Defesa de uma Central de Classe" que aborda a bandeira organizativa e estratégica para a luta de classes que é a construção de uma Central sindical, popular e estudantil que congregue os diversos setores da classe na luta contra o capitalismo.
As teses partem do contexto histórico de reorganização do movimento de massas no Brasil (2004-2010) a partir das rupturas com a CUT e a UNE, da criação da Conlutas e de sua liquidação com a formação da ANEL e da CSP-Conlutas e da necessidade objetiva de se forjar na luta uma nova ferramenta proletária para a ação e organização da classe trabalhadora em busca de seus interesses materiais e políticos.
O objetivo desse material é que possamos, a partir da análise e da luta, avançar teoricamente e na prática rumo a construção de um movimento de massas anti-governista e anti-conciliador que lute pelos interesses do proletariado.


Só a luta Combativa e Anti-governista nos levará à vitória! 
AVANTE A REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA!

sábado, 9 de julho de 2011

Carta de Adesão a Plenária da RECC

Venho por meio deste informar aos companheiros/as participantes da Plenária da RECC minha adesão à mesma. Infelizmente, devido a impossibilidades de ordem pessoal (saúde e estudo) não pude estar presente como gostaria, contudo declaro aqui minhas intenções de participação neste espaço que pra mim parece materializar a proposta mais avançada e coerente no que concerne à organização do setor estudantil a nível nacional na atualidade. A partir da avaliação de que a UNE e a ANEL não são instrumento da luta estudantil classista, uma rede que se propõe a articular as lutas pela base, a partir do classismo, do antigovernismo e da através da ação direta me parece o mais acertado.

Sou estudante de Psicologia da UFC (universidade federal do ceará), local onde desenvolvo uma militância tanto a nível de área (m.e. psi), como a nível “geral” (m.e. UFC). No último semestre, construí a luta contra o aumento de passagem e pelo passe livre, através do Fórum de Lutas Pelo Passe Livre. Tenho também, nos últimos meses, pautado juntamente com outros setores a questão da segurança na Universidade, que tem se colocado por parte dos setores reacionários enquanto medidas que visam cercear e limitar cada vez mais a Universidade Pública, através da implementação de câmeras e catracas. Avaliamos que tais medidas estão em acordo com as políticas neoliberais para a educação que visam transformar as universidades em “escolões”, precarizando e colocando cada vez mais a educação serviço do capital. Atualmente, após ter participado de duas gestões de C.A., tenho a perspectiva de construção de um coletivo de psicologia juntamente com outros estudantes, que, mediante posterior análise e aprofundamento de discussão, poderá estar vindo a compor a RECC.

Saudações!
Patrícia Pinheiro


Estudante de Psicologia da UFC
Pró-Coletivo de Psicologia da UFC

terça-feira, 5 de julho de 2011

AVANTE! - junho de 2011 - Boletim Nacional da RECC (especial 2 anos)


CLIQUE AQUI 
para fazer o download em formato PDF da edição nº5 do Avante!


Carta de adesão do Coletivo Pedagogia em Luta-Ceará à Plenária Nacional Classista e Combativa

Companheiros,

Infelizmente não foi possível o comparecimento de todos os membros do coletivo Pedagogia em Luta-Ceará à Plenária Nacional Classista e Combativa, todavia, reconhecemos a importância da plenária para a organização de um movimento estudantil classista e combativo para além das estratégias governistas e paragovernistas presentes na atuação da maioria das organizações políticas que cooptadas, se caracterizam enquanto entidades do governo ou coadunam com práticas similares.

O Coletivo Pedagogia em Luta, filiado á Rede Estudantil Classista e Combativa,reafirma ainda sua posição contra as reformas e políticas educacionais que precarizam as instituições públicas de ensino em todas as suas instâncias e favorecem as instituições privadas de ensino, distanciando os filhos da classe trabalhadora do conhecimento científico necessário à apreensão da realidade. Para tanto, o coletivo lamenta não está completamente presente na construção da Plenária Nacional Classista e Combativa, sendo possível a presença de apenas um de seus membros, mas se solidariza com às discussões propostas para a reorganização do movimento estudantil através do forte trabalho de base que vem sendo realizado pela RECC.

COLETIVO PEDAGOGIA EM LUTA-CEARÁ
POR UMA EDUCAÇÃO À SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA


Construir a Plenária Nacional Classista e Combativa!
Fora UNE e UBES governistas!
Abaixo o corte de 3 BI na educação!