domingo, 4 de maio de 2014

Nota de apoio à Ocupação da Reitoria da UFMS e de repúdio à criminalização das lutas.

ABAIXO AS GRADES!
Nota de apoio à Ocupação da Reitoria da UFMS e de repúdio à criminalização das lutas.

A Rede Estudantil Classista e Combativa vem por esta expressar o apoio aos estudantes que ocuparam a reitoria da UFMS no dia 29 de abril. Permaneceram ali - mesmo sob condições insalubres, violência e ameaças - e garantiram o alvorecer do 1° de maio como marco simbólico de uma nova era de lutas, ainda mais combativa, na UFMS.

Parabenizamos os estudantes por incorporarem entre suas pautas a reivindicação dos estudantes indígenas e por declarar o apoio a luta pela terra. Também, pelo esforço em mobilizarem a unidade entre as categorias que trabalham na instituição, pois a luta contra os ataques neoliberais e por uma universidade verdadeiramente popular é de toda a classe trabalhadora.

Saudamo-vos por não esmorecerem, apesar das tentativas de desmoralização e desmobilização por parte daqueles que se acovardaram. Apesar da curta permanência (40 horas), salientamos que a luta não é efêmera se for seguida de um trabalho de base, agitação, mobilização e organização, contínuos, intensivos e sistemáticos.

Por fim, saudamos os estudantes da UFMS que ocuparam a reitoria pela tenacidade e ousadia; mais ainda, por compreenderem que nós - classe trabalhadora, estudantes do povo - não devemos esperar nada de nossos algozes, nem de seus serviçais, mas "fazer com nossas próprias mãos tudo o que nos diz respeito". Que o espírito da Internacional ecoe, retumbante, na UFMS.

Repudiamos e combateremos, veementemente, todas as formas de criminalização da classe trabalhadora. Solidarizamo-nos aos 15 estudantes processados pela UFMS por terem participado ou apoiado da legitima ocupação da reitoria em 2013. Expressamos, ainda, nossa solidariedade a estudante ferida e ameaçada e aos demais agredidos moralmente e fisicamente por seguranças terceirizados (tropa de choque de uma reitoria autoritária e criminosa).

ABAIXO AS GRADES! Todas elas: as que encastelam a reitora, as que estrangulam o movimento estudantil e as que encarceram os militantes combativos.

Seguem as pautas da Ocupação:
  • Abaixo as grades!
  • Imediato arquivamento do processo administrativo movido contra 15 estudantes que ocuparam a reitoria da UFMS em 2013.
  • Implementação imediata, correta, democrática e efetiva, e não só nos papéis, do PNAES (decreto 7.2342/2010);
  • Concreta politica de ingresso e permanência de estudantes indígenas e a incorporação de seus saberes no currículo acadêmico;
  • Abaixo PNE neoliberal!;
  • Plano verdadeiramente eficaz de assistência estudantil para cotista e ampliação do numero de vagas para cotista;
  • Bolsa permanência sem precarização do trabalho do estudante (contrapartida);
  • Fim das exigências burocráticas para acesso à bolsa permanência;
  • RU noturno;
  • Gratuidade para bolsistas permanência e cotistas no RU;
  • Moradia estudantil;
  • Contra o fechamento de leitos do HU. Contra o corte dos plantões no HU. Anulação da privatização do HU - FORA EBSERH!;
  • Creche comunitária, dentro do campus, para estudantes, técnico-administrativos, terceirizados e docentes.

Nenhum comentário: