terça-feira, 6 de maio de 2014

Nota do Coletivo Pedagogia em Luta em Defesa da Creche Universitária e sobre a aprovação do auxílio creche na UFC

Paliativo não é vitória! Queremos creche para os/as filhos/as de estudantes, professores/as, servidores/as, terceirizados/as e comunidades do entorno!

No dia 30 de abril de 2014, foi aprovado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFC (CEPE), o auxílio creche de R$ 210,00. O Auxílio Creche deve ser um complemento importante no orçamento de estudantes mães e trabalhadoras, configurando-se como instrumento para uma Assistência Estudantil de qualidade. No entanto, na UFC, este foi aprovado com um valor irrisório, com diversos condicionantes e contrapartidas para o seu recebimento, que não irá contemplar sequer mais da metade do corpo estudantil que necessita do auxílio para se manter na universidade, garantindo um espaço que cuide e eduque seus filhos e filhas. É importante salientar, que o valor do auxílio, sequer se equipara ao valor já questionável das bolsas na universidade, e que os custos com cuidados infantis extrapolam consideravelmente o valor estipulado pelo auxílio. Quando nos remetemos a essas questões, não falamos de uma posição distanciada, de quem vê e avalia essa temática de um lugar distante. Falamos a partir de um coletivo e de um curso com composição majoritariamente feminina, de mães, estudantes e trabalhadoras, com jornadas triplas de trabalho.
A pauta da Creche Universitária é histórica, e esse espaço pode agregar um número significativo de áreas e cursos para atuarem em suas instâncias. Além do curso de Pedagogia, cursos da área da Saúde, Artes, Gastronomia, Arquitetura, Psicologia, Direito e etc, podem atuar em uma Creche Universitária. Não podemos deixar essa pauta de fora da agenda das lutas estudantis, bem como temos que rechaçar a sua articulação abstrata, apenas figurando em materiais de campanha sem uma real mobilização para que esta seja efetivada. Vale lembrar, que diversas universidades possuem creches, para citar um dos casos, a UFPe conta com Creche Universitária, Escola de Aplicação (com diversos problemas e enfrentamentos), e Auxílio Creche. Ainda ressaltamos que a creche deve ter destinação de verbas através do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), pelo decreto 7234/2010.

Para nós do CPL, coletivo filiado à RECC, o Auxílio Creche não pode ser um "cala a boca" nos debates sobre creche, que infelizmente só vem acontecendo no curso de Pedagogia. A luta pela Creche Universitária deve ser tarefa de todo o corpo discente, docente, servidores técnico-administrativos, trabalhadores/as terceirizados/as e moradores/as do entorno da UFC.

Convidamos as categorias citadas à construção de um Comitê pela Creche na UFC, a exemplo das lutas travadas à nível nacional pela Creche Universitária, como a recente ocupação da reitoria da UFMS, pela aplicação imediata das verbas do PNAES, e da UFRRJ, que também vem construindo um comitê de discussões e luta pela creche.


Creche Universitária para os/as filhos/as de estudantes, professores/as, servidores/as, terceirizados/as e comunidades do entorno!
Aumento e equiparação do Auxílio Creche ao Salário Mínimo!
Garantir o direito da mulher ao estudo e ao trabalho!
Pela contemplação imediata de todos os pontos garantidos no PNAES!

Nenhum comentário: